Psicólogo ou Terapeuta Holístico – qual devo buscar?
Psicólogo ou Terapeuta Holístico? Qual abordagem irá me ajudar frente as dores emocionais? Leia o artigo de Daniel Martynetz Terapia Holística em Curitiba
Psicólogo ou Terapeuta Holístico? Qual abordagem irá me ajudar frente as dores emocionais? Leia o artigo de Daniel Martynetz Terapia Holística em Curitiba
Pode haver uma certa confusão no entendimento de muitas pessoas sobre a diferença do trabalho de um Terapeuta Holístico e um Psicólogo, sendo que muitos podem até confundir as duas profissões. Porém, existem diferenças bem significativas entre os dois tipos de atendimento.
O psicólogo trabalha com abordagens e técnicas reconhecidas socialmente como científicas pelo Conselho Federal de Psicologia e é vedado a ele utilizar qualquer tipo de técnica que saia desse escopo. Como regra geral, os psicólogos atendem através da terapia verbal, buscando desenvolver a consciência e o auto-conhecimento dos seus clientes dessa forma.
A Terapia Holística é um tipo de terapia alternativa e possui uma abrangência maior de possibilidades técnicas e de abordagens, por não necessitar do reconhecimento social científico e incluir a espiritualidade, bem como filosofias e práticas ligadas a ela. Entretanto, não é uma terapia religiosa e as crenças pessoais e religião do cliente sempre são respeitados e inclusive utilizados a seu favor no processo terapêutico.
Muito além da terapia verbal, a Terapia Holística se utiliza de práticas transformadoras, como a Hipnose, a Constelação e o Renascimento Interior, que mexem com os sentimentos de uma maneira profunda, significativa e positiva, transmutando consequentemente crenças, comportamentos e respostas de uma maneira mais rápida e efetiva. Dentro da Terapia Holística, percebemos que a verdadeira causa de muitos conflitos emocionais são os sentimentos em si e que eles têm uma raiz mais profunda, inconsciente e irracional do que a mera razão consegue alcançar. Assim, para que possamos atingir mudanças efetivas, duradouras e mais rápidas, é necessário utilizar a linguagem irracional dos sentimentos e trabalhar com o inconsciente, indo além da conversa com a consciência.
Essa diferença é muito nítida e marcante no caso de clientes que dizem já ter passado por um bom tempo de terapia com psicólogos e que isso ajudou eles a se conhecerem melhor e saber porque faziam o que faziam, mas mudar em si o que faziam ainda não havia sido realizado. Outro caso que evidencia essa diferença é o de clientes que fazem Terapia Holística junto com a psicoterapia, sendo que haviam começado a psicoterapia meses antes. Com o início do processo terapêutico holístico, o cliente começa a se sentir muito melhor e o psicólogo comenta com o cliente que está muito feliz com o seu processo psicoterapêutico, pois os frutos estão começando a aparecer nitidamente.
Apesar dessa diferença entre os dois tipos de terapia, vale ressaltar que a Terapia Holística é um tratamento complementar e não substitui o tratamento médico e psicológico.